segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Guadalupe Selection Tinto 2008







Produtor: Quinta do Quetzal (http://www.quintadoquetzal.com/)

Tipo: Tinto
  
Região: Alentejo

Ano: 2008

Castas: Syrah, Cabernet Sauvignon, Alfrocheiro e Aragonez





O Produtor:  A Quinta do Quetzal, que se encontra situada em Vila de Frades, concelho da Vidigueira, em 2003 procedeu à reconversão de uma parte das vinhas velhas, mantendo, no entanto, alguns talhões de elevado potencial enológico.
Nas vinhas novas foram plantadas as castas que se julgou serem as mais adequadas ao terroir: Roupeiro, Antão Vaz e Trincadeira (a predominar), Aragonês, Petit Syrah, Alfrocheiro, Alicante Bouschet e Cabermet Sauvignon.
E assim, com base nestas vinhas e neste terroir, os enólogos José Portela (enólogo residente) e Rui Reguinga (enólogo consultor) propõe-se a produzir vinhos "com perfis próprios, únicos e apaixonantes".

O Vinho: Cor granada. Aroma de frutas negras, com alguma compota, especiaria e chocolate amargo. Na boca apresenta-se equilibrado, elegante, longo e persistente.

Este vinho deve ser acompanhado com pratos bastante condimentados.

domingo, 27 de novembro de 2011

Porta de Cavaleiros Touriga Nacional 2007





Produtor: Caves de São João (http://www.cavessaojoao.com/)

Tipo: Tinto
  
Região: Dão

Ano: 2007

Castas: Touriga nacional

Preço: 6.90 €




O Produtor:  As Caves de São João foram fundadas em 1920 no concelho de Anadia, pelos irmãos José, Manuel e Albano Costa. Inicialmente dedicavam-se ao comércio de vinhos finos do Douro e licores. Nos anos 30 foi interdita a elaboração dos vinhos do Porto fora de Vila Nova de Gaia, passando então as Caves de São João a comercial vinhos de mesa da Bairrada e a produzir espumantes naturais com a ajuda do enólogo francês Gaston Mainousson.
Nos anos 40 iniciaram a exportação de vinhos para o mercado brasileiro, e pouco depois, para as colónias portuguesas em África.
No final da década de 50 nasceu uma marca muito célebre da bairrada, "Frei João" e um pouco mais tarde foi também lançada uma marca da região demarcada do Dão, "Porta de Cavaleiros".

O Vinho: Cor granada. Aroma frutado e floral, caracteristico da casta Touriga Nacional. Na boca é de porte médio, com persistência, final adocicado e aveludado, presença de taninos firmes.
Este vinho deve ser acompanhado com pratos de carne.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Quinta de Sant'Ana Tinto 2008



Produtor: Quinta de Sant'Ana (http://www.quintadesantana.com/)

Tipo: Tinto
  
Região: Lisboa

Ano: 2008

Castas: Touriga Nacional, Merlot e Aragonez



O Produtor: A Quinta de Sant’Ana situa-se em Gradil, perto da Malveira, no coração da Estremadura, a região que, há séculos, abastecia Lisboa de fruta fresca, vinho, legumes, leite e carne. É uma propriedade histórica de família, que confina directamente com a “Tapada de Mafra“, a qual ocupa uma área de 1.187 hectares e era outrora a coutada de caça dos reis de Portugal, sendo, hoje, um parque de vida selvagem e uma reserva natural.
A Quinta de Sant´Ana é formada por 9 hectares de vinhas, 20 hectares de mata e 12 hectares de pomares e prados selvagens. A vinicultura constitui o foco das actividades.

O Vinho:  Cor rubi. Aromas com alguma complexidade a frutos vermelhos. Na boca é elegante, bem estruturado e com final longo. Este vinho foi, de facto, uma agradável surpresa.

Este vinho deve ser acompanhado por pratos de carne grelhada ou assados.


domingo, 20 de novembro de 2011

Tinto da Talha 2007


Produtor: Roquevale (http://www.roquevale.pt/)

Tipo: Tinto
  
Região: Alentejo

Ano: 2007

Castas: Trincadeira, Castelão e Aragonez



O Produtor: A adega Roquevale foi criada em 1989. No seu início a empresa recorreu a enólogos exteriores de prestígio. Desde 1996, Joana Roque do Vale, tornou-se a enóloga responsável da empresa, dando assim continuidade ao negócio de 3 gerações da família Roque do Vale.
A adega e a sede estão localizadas na herdade de Monte Branco, entre o Redondo e a Serra D'Ossa, no distrito de Évora. A adega tem capacidade para vinificar 2 milhões de Kg de uvas por ano, e possui capacidade de engarrafamento de 6.000 garrafas / hora.
A Roquevale está dividida por duas herdades no concelho do Redondo, Monte Branco (produção de uvas brancas) e a Herdade da Madeira Nova de Cima (produção de vinhas tintas), com uma área total de vinha que ronda os 185 hectares.

O Vinho:  Cor vermelho rubi, aspecto límpido. Aroma a frutos vermelhos maduros. Sabor frutado, macio e com algum corpo, fim médio.
Bom para acompanhar pratos de peixe no forno e pratos de carne de panela.


quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Foral de Montemor Reserva Tinto 2008


Produtor: Sociedade Agrícola Gabriel Dias e Irmãs, Lda (http://www.couteiro-mor.com/)

Tipo: Tinto
  
Região: Alentejo

Ano: 2008

Castas: Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Petit Verdot Noir, Cabernet Sauvignon, Syrah




O Produtor:  A Herdade do Menir foi adquirida por Gabriel Francisco sendo, em 1986, doada aos seus filhos. Na sua génese esta quinta tinha o nome de "Courela do Guita". Em 1988 foi constituída a Sociedade Agrícola Gabriel Dias e Irmãs, Lda, sediada na Herdade do Menir, concelho de Montemor-o-Novo, distrito de Évora.
Numa fase inicial as uvas produzidas por esta sociedade agrícola eram vendidas às adegas cooperativas de Pegões e de Borba. Em 1990-1991 foi construída a adega, com o objectivo de vinificar as próprias uvas. Em 1991 foi produzido o primeiro vinho de marca comercial Couteiro-Mor.
Na actualidade a prioridade da empresa é a vinificação exclusiva de uvas próprias.
Neste momento a sociedade possui uma área total de 265,5 ha correspondendo a uma área de 121 ha de implantação de vinha. Esta área está dividida em 5 parcelas: Herdade do Raimundo (107ha, sendo 11ha de vinha),  Courela do Campo Frio (16ha, sendo 10ha de vinha), Herdade da Granja (60ha, sendo 39ha de vinha), Herdade do Guião (33ha, sendo 31ha de vinha) e a  Herdade do Menir (49,5ha, sendo 24ha de vinha).

O Vinho:  Aroma a frutos silvestres maduros. Na boca é encorpado, com taninos discretos e com um toque amargo mas agradável.

Um vinho tipicamente alentejano que deixamos como sugestão de acompanhamento pratos de carne e queijos fortes.


domingo, 13 de novembro de 2011

Herdade de São Miguel 2010 Colheita Seleccionada



 Produtor: Herdade de São Miguel (http://www.herdadesaomiguel.com/)

Tipo:Tinto
  
Região: Alentejo

Ano: 2010

Castas: Alicante Bouschet, Aragon, Cabernet Sauvignon, Trincadeira




O Produtor:  O produtor não necessita de mais apresentações pois foi o primeiro produtor a ser referido na Experiência do Vinho. É o mesmo produtor do Cicónia 2010 e do Herdade de São Miguel Reserva 2009.

O Vinho: Cor negra. Aroma  a frutos vermelhos e especiarias. Na boca é equilibrado, frutado, com uma boa estrutura de taninos que lhe trazem um final longo. Devido à boa estrutura de taninos acreditamos que se conservará mais uns anos em garrafa, apesar de já estar em boas condições para se consumir.

Bom para acompanhar pratos de carne. Sugestão carne assada no forno.



Pimenta Preta Tinto 2009




 

Produtor: Logowines (http://www.logowines.pt/)
  
Tipo: Tinto
  
Região: Alentejo

Ano: 2009

Castas: Aragonez, Trincadeira e Syrah




O Produtor: A Logowines foi criada em 2007, quando Filipe de Botton e Alexandre Relvas decidiram concretizar o seu sonho e avançaram com a plantação de vinha, na região do Alentejo. Nos 75 hectares de vinha, foi dada prioridade às castas: Aragonês, Touriga Nacional e Alicante Bouschet.

O Vinho: Um vinho que claramente, me parece, ser cedo de mais para o consumir. Tem uma cor ruby escuro. Aroma intenso e muito frutado. Taninos muito presentes e com um breve fim de boca.

É um vinho que poderá ser acompanhado com queijos, pratos de carne e massas

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Praça Velha Garrafeira Tinto 2007




Produtor: Adega Cooperativa do Fundão
  
Tipo: Tinto
  
Região: Beira Interior

Ano: 2007

Castas: Jaen e Trincadeira




O Produtor: A Adega Cooperativa do Fundão foi criada em 1949 por 30 sócios, que neste momento já ascendem a mais de 1000. Produz um considerável número de referências, em que todas são feitas exclusivamente com uvas provenientes das vinhas dos seus associados.

O Vinho: Cor ruby escuro. Aroma intenso com algumas notas de frutos secos. Vinho com significante estrutura, elegante e com final de boca persistente.

É um vinho que poderá ser acompanhado com uma comida algo condimentada. Sugestão: rojões.

Quinta do Cardo Tinto 2007



 Produtor: Companhia das Quintas

Tipo: Tinto
  
Região: Beira Interior

Ano: 2007

Castas: Touriga Nacional e Tinta Roriz




O Produtor: A Companhia das Quintas foi criada em 1999 com a participação do Eng. Miguel Pais do Amaral, BANIF Capital, PME Investimentos e Agrocapital, dedicando-se exclusivamente ao sector de bebidas, vinhos e destilados.
Esta holding é detentora ou operadora de cinco quintas e seis adegas nas mais representativas regiões vinícolas de Portual: Quinta da Fronteira (Douro), Quinta do Cardo em Figueira de Castelo Rodrigo (Beira Interior), Quinta de Pancas (Lisboa), Quinta da Romeira (Bucelas) e Herdade da Farizoa em Borba (Alentejo).

O Vinho: Cor ruby escuro. Aroma floral. Na boca é encorpado, taninos aveludados e presença de fruta madura. Final longo e agradável.

Este vinho deve ser acompanhado por pratos de carne grelhada ou massas.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Quinta da Lixa 2010





Produtor: Quinta da Lixa Soc Agrícola (http://www.quintadalixa.pt/)

Tipo: Verde Branco
  
Região: Vinhos Verdes

Ano: 2010

Castas: Loureiro e Trajadura

Preço: 2.99 €





O Produtor:  Quinta da Lixa Soc Agrícola teve origem em 1986, designando-se na altura Soporvin - Sociedade Portuguesa de Vinhos. A fundação é da responsabilidade da família Meireles, que possuía uns vinhedos ao redor da vila da Lixa. Inicialmente toda a produção era vendida a granel, mas devido à qualidade e aceitação dos vinhos optaram por avançar para o engarrafamento. Em 1998, foi adquirida a Quinta da Lixa que actualmente dá nome à empresa. Esta quinta tem uma área de 10 hectares.

O Vinho: Cor citrina. Aroma frutado com notas florais. Na boca é seco frutado, complexo e persistente. É um vinho muito equilibrado.

Este vinho deve ser acompanhado por pratos de peixe ou marisco.

Dão Meia Encosta Tinto 2001







Produtor: Vinhos Borges (http://www.borgeswines.com/)

Tipo: Tinto
  
Região: Dão

Ano: 2001

Castas: Touriga Nacional, Tinta Roriz, Alfrocheiro





O Produtor:  Vinhos Borges foi fundada em 1884 pelos irmãos Francisco e António Borges. A sua produção é dividida por 3 quintas, Quinta de Simaens, região dos vinhos verdes, Quinta da Soalheira, região do Douro e Quinta de São Simão da Aguieira, região do Dão.

O Vinho: Vinho de corpo médio e aveludado, sabor muito suave, aroma discreto, cor ruby,  Notou-se uma pequena evolução no copo, onde evidenciou um pouco dos seus taninos. Trata-se de uma vinho com 10 anos e com 12 graus de álcool, fugindo assim à moda corrente de vinho encorpado e com mais teor alcoólico. Para que não se perca o que este vinho ainda tem para nos oferecer nesta altura, deveremos acompanha-lo com pratos delicados, com pouco tempero.